Notícias

por Interlegis — última modificação 16/03/2022 12h38
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Edital na Integra clique aqui

Vereadores de Paranatinga vistoriam obras de restauração de ponte no Bica D'água

por camara publicado 05/09/2017 10h07, última modificação 05/09/2017 10h07

Um grupo de vereadores, Cori, Labiga, Cleiton Rodrigues, Jorge Ciotti, foram na ultima sexta feira fazer uma vistoria nas obras de recuperação da ponte do bairro Bica D'água, acompanhados pelo secretario de obras.

A ponte, importante via dentro do contexto das estradas vicinais de Paranatinga esta sendo recuperada pela secretaria de obras e entra na fase final, devendo ser entregue em breve para os usuários.

Essa mesma ponte já havia sido solicitada a sua recuperação pelo vereador Labiga, durante o mês de maio e os trabalhos estão na reta final.

 

SAIBA MAIS SOBRE O MESMO ASSUNTO

Vereador Labiga solicita recuperação de ruas de quatro bairros de Paranatinga e reforma de ponte

 

Parceria entre produtores e prefeitura viabiliza restaurações de pontes em Paranatinga

 

Fonte: Paranatinga News

Por falta de público, Câmara de Paranatinga muda horário das sessões; queremos a participação da sociedade, diz vereadores

por camara publicado 04/09/2017 09h23, última modificação 04/09/2017 09h23

Nesta sexta feira 01, após seis meses de sessões ordinárias sendo realizadas no período noturno, um novo projeto foi votado e aprovado pelos vereadores para que a próxima sessão de setembro a mesma voltará a ser realizada no período matutino, as 8 horas da manhã.

O presidente da Casa, Cleiton Rodrigues, disse que o Poder Legislativo já tentou de tudo para facilitar o acesso da população nas sessões da câmara. Citou que foram realizadas sessões nos períodos matutino, vespertino e noturno ao longo dos anos, sendo dos três horários o mais produtivo em termos de participação da sociedade é o matutino, a câmara retornará com as sessões na parte da manhã.

Cleiton disse que logo após assumirem o mandato a pedido da sociedade e também dos novos vereadores eleitos foi feito um projeto de lei mudando o horário das sessões para o período noturno, sob a alegação de que haveria um maior número de participantes. Destacou que mesmo tendo conhecimento da falta de público nas sessões noturnas, não se opôs ao projeto, pois contrário do que alguns pensam trabalhamos para facilitar o acesso à informação para a nossa comunidade por meio das sessões.

Depois de alguns meses os mesmos vereadores solicitaram novamente a mudança de horario, retornando as sessões ao período matutino, devido a falta ou o pequeno público que se faz presente, para acompanhar os trabalhos dos vereadores.

O presidente disse que o objetivo da câmara de vereadores é atrair o público para as sessões para que possamos expor as nossas cobranças e ações em favor do município e da nossa sociedade. Agora com a nova mudança vamos nos esforçar mais uma vez para que a presença do público nas sessões ordinárias da Casa aconteçam.

Finalizou dizendo que as sessões matutinas são mais seguras e não geram custos extras ao Poder Legislativo, uma vez que não precisamos fazer remanejamento de funcionários para o desenvolvimento dos trabalhos e sempre contou com um número maior de participantes.

Fonte: Paranatinga News

Nesta sexta-feira 01/09, tem Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores, CONFIRA A PAUTA

por camara publicado 31/08/2017 15h07, última modificação 31/08/2017 15h07
Nesta sexta-feira 01/09, a Câmara Municipal de Paranatinga realizará mais uma Sessão Ordinária a partir das 19 horas.

Todos estão convidados a participarem e acompanhar os trabalhos do Poder Legislativo do município.

Clique no link abaixo e confira a Pauta da Sessão na íntegra.

PAUTA DA SESSÃO ORDINÁRIA DIA 01 DE SETEMBRO

Vereador Jorge Ciotti tem reivindicação atendida na rua 17 de dezembro

por camara publicado 31/08/2017 14h40, última modificação 31/08/2017 14h40
O vereador Jorge Ciotti já havia encaminhado ao prefeito municipal, Marquinhos e ao secretário de obras, Valdeci Donizetti, um Ofício 132/2017 em 17 de maio, na qual solicitou aos mesmos a recuperação de sarjetas, pontes, limpeza e iluminação pública na rua 17 de dezembro, até a rua travessa campos no bairro Vila Nova.

Também no mesmo Ofício, o vereador Jorge Ciotti solicitou medidas urgentes para se acabar com esgotos a céu aberto em alguns pontos da cidade como por exemplo no bairro Novo Horizonte e nas proximidades do ginásio Bezerrão.

Todas essas reivindicações feitas pelo vereador já estão sendo plenamente atendidas pelo poder executivo.

Esse é um dos papeis dos vereadores ver as necessidades e dificuldades do município e leva las ao conhecimento do Executivo para que o mesmo na medida do possível vai solucionando as demandas levantadas pelos vereadores em prol das melhorias para a comunidade e o cidadão.

Fonte: Paranatinga News

Prefeitura de Paranatinga atende reivindicação de vereadores e instala lixeiras em vários pontos

por camara publicado 28/08/2017 15h46, última modificação 28/08/2017 15h46
A prefeitura de Paranatinga em atendimento a Indicação 091/ e 036/2017 do vereadores Labiga e Cicinho, além de um Oficio nº 135/2017 do vereasdor Jorge Ciotti instalou lixeiras em vários pontos da cidade.

Na indicação o vereador Cicinho disse ao prefeito Marquinhos, através da indicação, que com o crescimento populacional também aumenta o índice de descarte de lixo e objetos.

E indicou a necessidade de aquisição e instalações de lixeiras em vários pontos estratégico na cidade.

Um dos objetos é manter e conservar a limpeza das vias públicas, oferecendo aos cidadãos os locais apropriados para os descartes de lixos.

Cicinho em sua indicação salientou que o mesmo pedido também ja havia sido feito pelo nobre colega vereador Labiga através da indicação 036/2017 e um Oficio do vereador Jorge Ciotti também solicitando as lixeiras e que  veio reforçar o pedido, devido a sua importância para os cidadãos e para a limpeza das nossas vias públicas.

A prefeitura municipal fez as aquisições e instalou as lixeiras atendendo ao pedido dos vereadores e melhorando a infra estrutura da  cidade para os seus moradores e usuários.

Vereador Labiga participa da entrega de acervos literários para a Educação e Assistência Social de Paranatinga

por camara publicado 28/08/2017 11h31, última modificação 28/08/2017 11h31
Na tarde desta quinta-feira 24/08, o vereador Labiga fez a entrega de Acervo de Livros na Assistência Social juntamente com a Secretária Vera Sartori da Assistência Social e Raquel Reis da Secretaria de Educação.

Os acervos de livros foram doados pelo secretário Max Russi da SETAS – MT, secretaria de estado de trabalho e assistência social de mato grosso.

Segundo o vereador Labiga explicou que os dois kits foram enviados ao município pelo deputado estadual Maxi Russi, atual secretário da SETAS e havia sido solicitado pelas secretárias Vera Sartori e Raquel Reis no mês de junho durante o Mutirão da Cidadania realizado na escola 29 de junho.

 Ressaltou que esses acervos entregues ao setor educacional e social serão importantes pois trarão conhecimentos e aprendizados importantes para a vida dos nossos jovens e adolescentes.

Isso também vai incentivar a leitura no município, uma vez que os acervos estarão disponíveis na biblioteca municipal de Paranatinga.

Labiga que acompanha o secretário Maxi Russi nas ações em Paranatinga destaca que na condição de vereador tem lutado e empenhado por uma cidade melhor e sempre estará buscando ações como esta para que o nosso município se desenvolva cada vez mais.

Disse ainda que se espera que muitos jovens do município possam crescer no conhecimento e serem pessoas importantes na história de Paranatinga.

Finalizou dizendo que ações como estas somente são possíveis devido a unidade da câmara de vereadores, pois todos nó vereadores, de alguma forma nos unimos em prol de melhorias para o município.

Vereadores de Paranatinga cobram da AGER fiscalização sobre tarifas de água em Paranatinga

por camara publicado 28/08/2017 11h26, última modificação 28/08/2017 11h26

Os vereadores Labiga, Cleiton Rodrigues, Jorge Ciotti e Cicinho, procuraram o presidente da AGER, Eduardo Moura, em Cuiabá, pois a Câmara Municipal de Paranatinga já havia aprovado um projeto para que a mesma pudesse estar fiscalizando as águas de Paranatinga.

A visita dos vereadores foi no sentido de que haja as devidas fiscalizações para que a empresa cada dia mais possa fornecer uma água de qualidade aos consumidores.

E não só a questão da qualidade da água, mas sim também as alterações no preço das tarifas que tem prejudicado e muito a população.

Segundo os vereadores também existe a necessidade da AGER fiscalizar quanto á implantação de rede de esgoto no município que foi estabelecido no ato da concessão para a empresa ganhadora executar um projeto de saneamento básico.

O projeto de lei número 025/2017 foi votado e aprovado por unanimidade pelos vereadores do município no dia 02 de março de 2017, o qual deu poderes ao poder executivo municipal celebrar um termo de cooperação técnica com a AGER, que é uma agencia reguladora e fiscalizadora dos serviços públicos prestados aos usuários.

A prefeitura de Paranatinga já cumpriu com a sua parte enviando toda a documentação para a AGER e agora estamos cobrando a atuação por parte do orgão, afirmou o vereador Labiga.

Segundo os vereadores a visita ao secretário da AGER, foi produtiva pois como representantes legais da sociedade estamos cobrando os benefícios importantes e necessários para a melhoria na qualidade de vida e para que também a nossa população seja bem atendida e não sofra prejuízos indesejáveis nas cobranças de tarifas de água.

Autoridades e representantes de Paranatinga colocaram pressão e governo prometeu liberar licitação da MT 130 até a 7 placas em setembro

por camara publicado 28/08/2017 11h25, última modificação 28/08/2017 11h23

Em reunião nesta quarta-feira (23.08), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, que contou com a participação de mais de 60 pessoas, entre lideranças do setor produtivo, deputados, prefeitos, comerciantes e vereadores, o governador Pedro Taques anunciou que a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) vai dar continuidade às obras e licitações para melhoria das condições da rodovia MT-130, um sonho antigo da população de Paranatinga.

Cleiton Rodrigues, presidente da Câmara de vereadores de Paranatinga, representou o Poder Legislativo juntamente com os vereadores Cicinho, Jorge Ciotti, Labiga, Rodrigo Maciel, Joao Bosco de Arruda e Fernandinho, disse que a reunião muito proveitosa na qual ficou programado com o governador a liberação da licitação dos 45 km até a 7 placas e anel viário junto com as duas pontes.

Cleiton Rodrigues disse que todos que estiveram na reunião retornaram ao município muito entusiasmado com o resultado e agora vamos aguardar o cumprimento de tudo aquilo que foi tratado na reunião.

Já o prefeito de Paranatinga, Marquinhos, disse “A gente tem agradecido a seriedade do trabalho do Governo do Estado em nossa região. Já recuperou o trecho da MT-130 até Primavera do Leste. O Estado está beneficiando também o Vale do Araguaia com a pavimentação da MT-020.

E hoje fez o compromisso de fazer a licitação para a ligação asfáltica até Sete Placas”, afirmou o prefeito de Paranatinga, Marquinhos (Josimar Marques Barbosa).

O Governo do Estado atua na melhoria da infraestrutura da região desde o início da gestão. A Sinfra pavimenta a MT-020 até o Vale do Araguaia, e já finalizou a revitalização de todo o trecho da MT-130 entre Primavera do Leste e Paranatinga.

A estrada já foi considerada uma das piores rodovias pavimentadas de Mato Grosso, os usuários demoravam mais de seis horas para percorrer o trajeto de 143 km.

“Nós assumimos um compromisso de pavimentar e melhorar a MT-130. De Primavera a Paranatinga, já cumprimos parte do que dizemos. Está um tapete. Quem passa por lá, pode conferir isso”, declarou o governador, em entrevista aos jornalistas.

Esta é mais uma obra do programa Pró-Estradas, que já concluiu em dois anos e meio mais de 1.800 km de asfalto, considerando as obras de pavimentação e de reconstrução do antigo pavimento.

 

LICITAÇÃO

Em seu discurso, Taques confirmou, ainda, que em setembro será lançado novo edital de licitação para a pavimentação de 45 km entre Paranatinga e a comunidade de 7 Placas.

O anúncio foi comemorado pelas pessoas que participaram do encontro.

As obras vão impactar diretamente no escoamento da produção agrícola da região. Somente Paranatinga produz quase 300 mil hectares de soja, e tem capacidade para aumentar sua produção em áreas de pasto degradado. O secretário adjunto em exercício de Obras da Sinfra, Diogo Menezes, explicou que o projeto de pavimentação foi atualizado. 

O presidente do Sindicato Rural de Paranatinga, Thomas Paschoal, destacou que a reunião foi importante para esclarecer a real situação e os desafios jurídicos que já estão solucionados pela Sinfra e pela Procuraria Geral do Estado (PGE). “Conseguimos entender melhor o que está se passando. Precisamos licitar esta obra ainda este ano, como ficou assegurado pelo governador. Tiramos as nossas dúvidas. Saímos desta reunião agradecidos e confiantes”, disse. A PGE se posicionou favorável a realização de nova licitação e cancelamento da antiga de 2008. 

O Estado também trabalha em parceria com Associação de Produtores na confecção de um projeto para pavimentação no trecho entre Sete Placas e o distrito de Santiago do Norte, ligando por asfalto até a BR-242, dando acesso a região de Sorriso. Diversos deputados participaram da reunião representando a Assembleia Legislativa, entre eles Gilmar Fabris, Ondanir Bortolini (Nininho), Zé Domingos, Dr Leonardo e Vagner Ramos, além de vereadores de Paranatinga e o  prefeito Marquinhos e líderes do agronegócio.

 

Gilmar Fabris intermediará construção de anel viário em Paranatinga com Governo do Estado

por camara publicado 28/08/2017 11h15, última modificação 28/08/2017 11h15

O vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gilmar Fabris (PSD), deverá se reunir com o governador Pedro Taques (PSDB), na tarde desta segunda-feira (21), para discutir os últimos ajustes necessários para o lançamento das obras que preveem a construção de um anel viário e de pavimentação asfáltica na MT-130, no trecho que liga o município de Paranatinga ao Distrito de Sete Placas. Na primeira conversa que tiveram sobre o assunto, Taques considerou o projeto estratégico para sua administração e viável aos interesses de Mato Grosso.

“Apresentei a proposta ao governador Pedro Taques que prontamente nos atendeu e se dispôs a viabilizar este projeto. A MT-130 é uma das principais vias de escoamento da produção agrícola que abastece a outros Estados e contribui positivamente com a balança comercial. Não é um investimento que se restringe a Mato Grosso, é um investimento para o país tamanha importância para o desenvolvimento econômico”, afirmou o deputado, que deverá estar acompanhado do prefeito de Paranatinga, Josimar Marques Barbosa (PMDB), na reunião que ocorre no final da tarde, no Palácio Paiaguás.

De acordo com Gilmar Fabris, o projeto de engenharia das obras na MT-130 já está devidamente concluso e, agora, serão discutidos os valores de investimentos, bem como o lançamento do edital de licitação.

Principal articulador para viabilizar o investimento na Rodovia, o deputado elogiou a abertura de diálogo pelo Executivo que permite aos parlamentares apresentarem as demandas regionais não somente na infraestrutura, mas em todos os demais setores vinculados a administração pública que possam representar melhoria na qualidade de vida da população mato-grossense.

Na mesma linha, o prefeito Josimar Marques ressaltou que a construção do anel viário e o asfaltamento do trecho favorece a infraestrutura não apenas do município de Paranatinga, mas a muitos outros localizados em Mato Grosso com vocação econômica para a produção agrícola.

“Essa obra tem muita relevância porque liga Paranatinga ao norte do Estado, interligando aos municípios de Sorriso e Sinop contribuindo e muito para a classe dos produtores rurais. A concretização deste projeto facilita até que investimentos futuros que possam gerar emprego e renda em Paranatinga”, afirma.

O município de Paranatinga tem uma área de 250 mil hectares de plantio que atende a produção de grãos como arroz, soja, milho e até algodão. Há ainda uma área correspondente a 750 mil hectares que pode contribuir para a expansão da produção agrícola mato-grossense.

 

Fonte: Olhar Direto

Vereadores retiram da Pauta projeto que regula plantões aos servidores da saúde; querem mais prazo para que servidores conheçam o teor do PL 94

por camara publicado 28/08/2017 11h12, última modificação 28/08/2017 11h12

Nesta sexta feira 18/08, a câmara de vereadores de Paranatinga realizou a décima sessão extraordinária de 2017. Na Pauta do dia alguns projetos referente a crédito suplementar e adicional, doação de terreno para igreja católica e sindicato dos professores.

Mas o projeto que de fato dominou as discussões dos vereadores e motivou a presença de secretário e servidores e presidente de sindicatos, foi mesmo o projeto 94/2017 que tratava de uma regulamentação sobre pagamento dos plantões de profissionais da área da saúde.

Uma reunião aconteceu na parte da manhã entre os vereadores e as lideranças envolvidas na discussão do projeto de lei e assessoria jurídica da prefeitura municipal para que houvesse um esclarecimento maior sobre o projeto na expectativa de que mesmo passasse pela aprovação dos vereadores, ainda na sessão extraordinária que aconteceu por volta das 15 horas.

Até um Comunicado elaborado pelo sindicato dos servidores públicos municipais de Paranatinga, foi lido, no qual relatou sobre a reunião que aconteceu na parte da manhã e trazendo explicações e esclarecimentos ao público presente sobre a legalidade, necessidade, origem e benefícios do PL 94.

O projeto em questão traria a regulamentação e instituiria a regulamentação sobre o pagamento dos plantões dos profissionais da saúde como médicos, enfermeiros, técnicos, motoristas e agentes de serviços gerais.

Foi explicado que o PL 94 não traria prejuízos para as negociações referente ao RGA que também o mesmo se tratava de um projeto específico da área da saúde, sendo que outras secretarias se achassem necessária também deveria fazer o mesmo com os seus servidores de suas pastas para que haja a regulamentação.

Ficou claro que todo o procedimento adotado pelo secretário de saúde, Eliezer Mendonça, está dentro da legalidade e que não traria aumento de despesas e sim apenas a regulamentação da categoria dos profissionais da saúde.

Diante dos esclarecimentos foi dado início à sessão e o vereador Natal primeiro inscrito para falar, ao fazer uso da palavra pediu Vista do projeto seguido dos demais vereadores que fizeram o uso da Tribuna, Cicinho, Jorge Ciotti e Labiga.

Ao final o presidente pôs em votação o pedido de Vista que foi aprovado por todos os vereadores e o projeto foi retirado da Pauta e voltará ao plenário da Casa na próxima sessão ordinária.

O presidente Cleiton Rodrigues assim como os outros vereadores disseram que o projeto é bom para tanto o executivo como para os servidores que terão sua forma de recebimento regularizada e isso trará benefícios para ambos os lados.

Porém ressaltou que muitos ainda não entenderam como de fato funciona o PL/94 e por isso ficará parado na Câmara Municipal por 15 dias para que os demais servidores do município possam procurar os vereadores, secretário de saúde, jurídico da prefeitura, presidente do sindicato e assim dirimir todas e quaisquer dúvidas quanto ao verdadeiro teor do projeto e depois o mesmo voltará ao plenário para votação e deverá ser aprovado pela maioria dos vereadores.

Ações do documento