Vereadores e representantes do Poder Executivo participam de reunião para planejamento do Censo Populacional de 2020

por jacqueline — publicado 13/09/2019 11h27, última modificação 13/09/2019 11h27

 

Nesta terça feira 11, os vereadores Jorge Ciotti, Will, Fernandinho e Rodrigo Maciel participaram da primeira Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo populacional 2020 do IBGE que sera realizado em Paranatinga, juntamente com a secretária de finanças Débora Bezerra e o responsável pelo setor tributário Itamar, além dos representantes do IBGE. 

O IBGE veio buscar e formalizar a parceria com a prefeitura de Paranatinga com o apoio da Câmara Municipal para a ação que ocorrerá no ano de 2020. 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas é responsável pelos principais dados do território brasileiro. 

Esse órgão específico da geografia foi criado para coletar dados e informações de diferentes realidades do território brasileiro. 

A importância do IBGE é enorme, pois é com esse material coletado que se pensam as políticas públicas do país. Por meio dos estudos do IBGE também é possível entender como se dá o processo de mudanças geográficas e políticas que ocorrem na nação. Até mesmo as perspectivas da população são desvendadas a partir das entrevistas e censos realizadas pelo órgão. 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas é um dos braços do Estado brasileiro e está oficialmente ligado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

 Para que as informações sejam coletadas e processadas em âmbito nacional o instituto também está presente nos 27 estados brasileiros, com suas unidades estaduais. 

Uma das importantes funções executadas pelo IBGE é o chamado Censo Demográfico. Essa grande pesquisa é realizada a cada dez anos em todos os municípios do país, tanto na área urbana quanto na área rural.

 

 

Fonte: Paranatinga News