Vereador Labiga faz Indicação ao Executivo pedindo que a carga horaria aos Servidores da Saúde passe a ser de 30 horas

por camara municipal publicado 07/04/2021 16h03, última modificação 07/04/2021 16h03
Servidores da Saúde

Na indicação consta que; o Vereador Indica ao Senhor Prefeito Municipal da necessidade que se faz em instituir no âmbito Municipal a carga horaria de 30 horas semanais aos Servidores da Secretaria Municipal de Saúde, modelo esse já apreciado em diversos Municípios da União. 

 

A Justificativa do Vereador é; A enfermagem é uma das profissões de maior desgaste físico e mental da área da saúde, sendo o maior corpo profissional da área da saúde e o segundo maior entre todos as profissões, caso haja apreciação e aprovação da modificação da carga horária de trabalho, pode haver melhoria para a qualidade de vida dessa população oportunizando postos de trabalho, diminuição de doenças ocupacionais, já que é a profissão com um dos maiores números de LER/ DORT e outros transtornos como doenças psíquicas e ainda melhorar a qualidade de vida e de assistência aos usuários do serviço. 

 

O que parece custo aumentado para o serviço, por uma menor carga horária, provocaria a diminuição de custos relacionados ao turnover, evasão profissional, acidentes e doenças ocupacionais e outros problemas gerenciais como gasto de material ou problemas assistenciais que acontecem pelo desgaste profissional. Por isso a constituição da proposição se faz imediata e necessária para o cuidado com esses profissionais tão importantes para o funcionamento da vida. 

 

A recomendação quanto as 30 horas não é nova. A Organização mundial da saúde (OMS) e a Organização internacional do trabalho (OIT) recomendam já a muito tempo o acondicionamento das 30 horas. O próprio. Processo de trabalho desses profissionais já apresenta a necessidade do estabelecimento de uma carga horária máxima. Indubitavelmente o convívio com a doença, com a morte e com emoções negativas levam esses profissionais a sérias implicações psíquicas e físicas. E uma profissão especial e por isso deve possui condições para o seu exercício.