Vereador Edson do Sindicato participa de encerramento de curso SENAR/SINRUP e abertura de lavoura na comunidade Bakairi

por camara municipal publicado 11/09/2021 15h21, última modificação 11/09/2021 15h21

O Vereador Edson do Sindicato esteve na abertura e no encerramento do Curso de OPERAÇÃO DE TRATORES AGRÍCOLAS oferecido pelo (SENAR e Sindicato dos Produtores Rurais de Paranatinga), realizado na Aldeia Aturua (Bakairi), uma demanda do cacique Orivaldo e do Presidente da Cooperativa sr. Donizete.

O evento foi ministrado pelo instrutor Cláudio Terra, com duração de uma semana (40 horas).

SENAR e Sindicato Rural de Paranatinga sempre qualificando o homem do campo. O único do sistema "S" que qualifica e profissionaliza a mão de obra rural.

O Vereador Eddon do Sindicato já atuou no Sistema FAMATO por quase 10 anos e já tinha essa parceria na mobilização de eventos, onde levou dezenas de treinamentos aos irmãos Bakairi de várias aldeias.

Diante do avanço e das oportunidades que chegaram aos povos indígenas em todo território brasileiro, o Cacique Genivaldo, da Aldeia Central (Pakuera) está com grandes projetos para sua comunidade com apoio de vários órgãos, inclusive, quero aqui destacar o trabalho do agente técnico e supervisor da EMPAER de Nova Brasilandia, o Sr. José Carlos Pinheiro da Silva, que não mede esforços nas parcerias com os projetos junto à comunidade Bakairi, o qual teve essa semana visitando todas as aldeias com o Cacique Genivaldo, lembrando também do professor Magno grande parceiro em busca de projetos.

Os outros caciques estão correndo atrás  também, como Weslei, da Aldeia Paikum, que já fez suas demandas de treinamentos de qualificação profissional.

Nossos irmãos Xavantes também estão correndo atrás da busca pela independência indígena e tem as mesmas necessidades e já já virão as demandas dos treinamentos de qualificação da mão de obra que é o início de tudo.

Parabéns ao Sindicato Rural, presidente Eduardo Minoro e Thomas Paschoal diretor financeiro e coordenador de eventos.