Vereador Claudio Gomes (Cori) manifesta apoio a Reforma da Previdência

por jacqueline — publicado 06/05/2019 16h17, última modificação 06/05/2019 16h17
O Vereador Cori se mostra a favor da Reforma de Previdência com exceção de algumas alterações: Atual Aposentadoria Rural e do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Segundo o entendimento do Vereador Cori a Reforma da Previdência é necessária ao país, levando em consideração a atual situação financeira do Brasil, porém, não deveria alterar pontos da Previdência atual da aposentadoria rural e do BPC. 

   Pela proposta enviada pelo governo, idosos sem meios de se sustentar terão de aguardar até os 70 anos para receber integralmente o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

   Atualmente, o benefício, no valor de um salário mínimo, é pago mensalmente à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 anos ou mais que comprove não possuir meios de se sustentar, e nem de ter auxílio da família. 

O governo propõe o pagamento de um valor menor, de R$ 400, a partir dos 60 anos de idade. 

Se o idoso não tiver o tempo mínimo de contribuição para se aposentar pelo regime geral ao atingir 65 anos, ele continuará recebendo R$ 400 até completar 70 anos. A partir dos 70 anos passaria a receber um salário mínimo. 

Ainda pelas regras apresentadas pelo governo, trabalhadores rurais, mulheres e homens, passam a ter a mesma idade para aposentadoria: 60 anos. Hoje, as mulheres no campo podem pedir aos 55 e homens, aos 60. O tempo de contribuição mínima passa de 15 para 20 anos. 

As mudanças no BPC e aposentadoria rural geraram críticas ao governo e a retirada delas do texto também tem amplo apoio no Congresso Nacional, assim como do Vereador Cori. 

 

Fonte: Paranatinga News