Forças de Seguranças de Paranatinga preparam implantação da Patrulha Maria da Penha

por camara municipal publicado 14/09/2021 11h40, última modificação 14/09/2021 11h40

Nesta segunda-feira 13, aconteceu uma reunião entre as forças de segurança e poderes legislativo e executivo com intuito de preparar detalhes para a implantação da Patrulha Maria da Penha no município.

A patrulha segundo a SD Regina está em fase inicial do fechamento da rede de apoio ao programa entre os poderes do judiciário, comercio, saúde, câmara, prefeitura e ministério público.

Regina diz que a patrulha vai agir após denúncias pelo 190 e será oferecido para as vitimas uma visita domiciliar e apresentado o programa e se a vítima aceitar recebera visitas semanais ou quinzenais e protegera ainda todos os direitos da mulher e também trará esclarecimentos e apoios para que a vitima saia do sistema de violência domestica que venha sofrendo.

O presidente da câmara, Cleiton Rodrigues, disse que vem notando o quanto a violência domestica tem aumentado diariamente e por isso a instituição já vem promovendo ações como agosto lilás e setembro amarelo.

Destaca que esta ação da PM junto com as demais forças de segurança vem de encontro com os anseios da sociedade e enfatiza que a câmara municipal tem por obrigação de dar e oferecer todo o apoio necessário para que a Patrulha Maria da Penha esteja com total funcionamento.

Já o delegado da policia civil Dr Hugo Abdom, diz que é de grande importância a implantação, pois o principal objetivo do sistema penal não é apenas reprimir, mas de prevenir e as instituições de segurança precisam trabalhar com estratégias e inteligência para reprimir cada vez a violência contra a mulher.

Diz que delito contra a mulher é endêmico e acontece diariamente representando quase 1/3 das ocorrências que chegam ate a delegacia.

Enfatiza que as forças de segurança têm esse papel de proteger as mulheres, as crianças e adolescentes que são indefesos mediante certas situações e este trabalho trará um beneficio imediato para as mulheres da sociedade de Paranatinga.

Finalizou dizendo a PJC estará em apoio a PM que vem desenvolvendo essa ação com estratégia e inteligência integrando cada vez mais as forças de segurança pública.

O comandante da PM de Paranatinga, Capitão Farias, disse que este projeto é institucional da corporação em todo o estado do mato grosso e estamos no município com a SD Regina que ficará a frente do trabalho. Nesta fase inicial a PM está em conversação com vários segmentos dos poderes constituídos bem como da sociedade para fechar a rede de apoio e dar inicio as atividades.

As mulheres que sofrerem violência doméstica e aceitarem o apoio do programa serão encaminhadas para os locais adequados aonde elas receberão acompanhamento das medidas protetivas de urgência expedidas pela comarca,  aonde terão visitas comunitárias e outros apoios que se fizerem necessário e  serão amplamente atendidas via este programa da Patrulha Maria da Penha.