por camara municipal publicado 22/07/2021 11h15, última modificação 22/07/2021 11h15

Confira a fala do Vereador Wellington WG na Sessão ordinária com votação para aprovar as conta da Gestão Pública Municipal referente ao ano de 2019.

Em fala única onde apenas o vereador Wellington WG se inscreveu, o mesmo fez vários apontamentos sobre as prestações de contas da Gestão no ano de 2019, o vereador falou sobre a gravidade na falha no Portal da Transparência e questionou a falta de planejamento do LOA, esses foram pontos mais prejudiciais a população.

A irregularidade na transparência foi acatada pelos conselheiros não sendo descartada, o vereador frisou que nessa irregularidade, é importantíssimo analisar de forma cautelosa já que o Portal Transparência e um dos únicos e principais meios acessos as despesas pública que a população tem para alisar o que está sendo feito com o dinheiro público.

Outra situação é também as irregularidades nos lançamentos contábeis já que a projeção de um município é feita em cima dos números e isso é importantíssimo, os números tem que ser fidedignos, tem que ser reais, tem que estar de acordo com uma projeção verdadeira.

O vereador disse que essas falhas vem acontecendo com frequência, e isso vai levar o gestor e até mesmo os vereadores no momento de fiscalização a tomar decisões contraditórias ou até mesmo erradas se for levar em consideração os números contábeis do município.

Essa situação é gravíssimo porque porque inclusive quando o prefeito manda para câmara pedido de suplementação, ele leva em consideração os números repassados e pelo vistos esses números não estão de acordo, como um Legislativo pode confiar nos números que vão chegar lá para ser aprovado as suplementações.

É muito importante que as informações sejam mais reais com uma menor margem de erros e poderemos ver a diminuição das margens de erros quando tivermos uma diminuição das suplementações, não podemos tomar decisões em cima de números que podem estar mais ou menos.

Somos sabedores de momentos de dificuldades, mas os pedidos de verba suplementar tem analisada com maior carinho, podemos estar votando não somente uma suplementação para remanejar o dinheiro público, mais sim um endividamento do município, por isso o dever do maior cuidado.

Exemplo o que aconteceu com o FEX -Auxílio Financeiro para Fomento dasExportações, prevendo arrecadar mais e o município não arrecadou, um fundamento de defesa que deixou mais uma vez transparecer que o Município não tem planejamento real onde conta com sempre com algo sem estar na conta.

Siga-nos no Instagram!!!

Fale com o Vereador Wellington WG pelo whatsapp (66) 9 8405-5888